30/07/2009

Radar Cultural

"15 anos do Nalva Melo Café Salão"
Durante esses 15 anos de existência, Nalva Melo contribuiu para a cena cultural potiguar, em seu salão a visionária Nalva sempre promoveu eventos culturais e dinamizou o boêmio bairro da Ribeira, recebendo artistas e projetos no seu espaço.
Na quinta-feira (31 de agosto de 2009), Nalva recebeu o público para II exposição coletiva dos 8 artistas plásticos de peso na cidade, a exposição era comemorativa aos 15 anos do Café-Salão.
O clima era de reencontro, a imagem que tínhamos era de que velhos amigos reencontravam-se de forma descontraída. Sob outro olhar, percebemos a importância do encontro, da homenagem à produção artística potiguar e até mesmo do conhecimento dos artistas pelo público, até então para muitos ali presentes, aqueles artistas eram figuras desconhecidas da cidade.
Além das obras individuas espalhadas pelo Café-Salão, o ato de comemoração foi marcado com uma grande obra, um quebra-cabeça, em que cada artista pintou uma "peça", formando a Vênus em uma original composição. Nalva se referiu a cada artista para montar a imagem, que será exposição permanente no espaço, inspirada no quadro "O nascimento de Vênus" do mestre Sandro Botticelli (1446-1510).
Em clima de confraternização, estavam presentes alguns nomes ilustres da cultura natalense, como a artista Civone Medeiros, que com sua notável espontaneidade nos falou um pouco sobre seus futuros trabalhos (que vão paralisar Natal, aguardem!) e sobre a relevância da exposição dos artistas após 12 anos do primeiro encontro, promovido por Nalva.
Iniciativas como essas precisam ser levadas ao grande público, o "conhecer" e o "redescobrir" a nossa arte, é o primeiro passo para a valorização cultural e construção de uma identidade potiguar. Afinal, ficou claro no Café-Salão que a nossa terra possui talentos e que precisam ser mostrados e reconhecidos. O Menu Cultural parabeniza a iniciativa da cabeleireira e agente cultural Nalva Melo.


Um comentário:

  1. o café salão agradece a postagem/critica/homenagem..e euzinha grata por seu carinho/talento..sucesso pra ti! estamos organisando o blog..vamos colocar links sobre o evento.valeu!! Nalva Melo

    ResponderExcluir